É a categoria mais recente modalidade da IFBB, reconhecida em Novembro de 2016, no Congresso Mundial IFBB, em Benidorm, Espanha. Esta modalidade foi criada no Brasil em 2005 com o objetivo de agregar e levar aos palcos uma boa parcela das mulheres brasileiras frequentadoras das academias e salas de ginástica, que tinham o desejo de competir, porém, não se enquadravam em nenhuma das outras categorias existentes na IFBB, por possuírem uma leve desproporção de volume dos membros inferiores (coxas e glúteos) em relação a membros superiores (tronco e braços), e isso ocorre principalmente devido ao fato de boa parte delas treinarem seguindo o próprio padrão de beleza que é naturalmente encontrado e admirado no Brasil inteiro.
Dessa forma são atletas que possuem os glúteos e coxas mais volumosos, porém desenvolvidos segundo a forma feminina natural, deixando o físico volumoso, mas que em nada lembre as atletas das outras categorias que exibem maior volume, mas, com mais densidade, separação e definição ente os grupos musculares.
Por fim, as atletas da categoria “Wellness” devem ter uma forma natural e firme com baixo percentual de gordura. O volume do músculo não pode ser muito grande e é analisada também a beleza, presença de palco e simpatia.
A categoria se expandiu rapidamente e, atualmente, é categoria internacional, pelas federações afiliadas a IFBB.
Clique no link abaixo para download das regras: